Villa-Lobos
é, merecida e indiscutivelmente, o nome de maior evidência da música erudita
brasileira. O país se destaca, contudo, pela sua música popular, um caldeirão
diverso de tradições e nomes em que cada um forma quase que uma escola própria
no seu modo de compor e tocar. Ermelinda A. Paz, em meticulosa pesquisa, nos
mostra aqui os frutos do encontro do compositor erudito, leitor inconteste das
nossas brasilidades, com os “brasileiros ilustres” da música popular de sua
época, seja de modo direto – com Sinhô, Pixinguinha, Donga, Cartola, Dorival
Caymmi, Tom Jobim, entre muitos outros –, seja por influência em suas obras –
Elizeth Cardoso, Joyce, Nana Caymmi, Edu Lobo, Wagner Tiso, Egberto Gismonti
etc. Um rico encontro de troca de reverências, amizades e aprendizados que não
deve permanecer escondido ou negado. (Bruno D’Abruzzo - editor)
SOBRE
A AUTORA: Ermelinda A. Paz tem doutorado
por livre docência em Percepção Musical pela UNIRIO. É professora titular de
Percepção Musical da UFRJ, professora adjunto IV de Percepção Musical da UNIRIO
e membro titular da Academia Nacional de Música. Ocupou por concurso a vaga de
Professor de Educação Artística - Música - Rio de Janeiro, sendo lotada na
Escola Guatemala, primeiro Centro Experimental do INEP no Rio de Janeiro. Já
atuou como professora convidada de Percepção Musical em diversos encontros,
congressos, seminários e cursos de férias, além de realizar cursos de
pós-graduação na UNIRIO, na UFRJ e na Universidade Nacional de Rosário
(Argentina). Tem MBA em Planejamento e Gestão Estratégica na FGV-RJ e curso em
Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Integrou o Programa
de Pós-Graduação da UNIRIO até outubro de 2018 e, atualmente, é líder de
pesquisa do grupo Música e Educação Brasileira/UFRJ/CNPq. Desenvolve intensa
atividade de pesquisa em música, tendo já publicado os livros As pastorinhas de Realengo (1987); 500 canções brasileiras (1989, 2010,
2013); Villa-Lobos, o educador (1989);
As estruturas modais na música folclórica
brasileira (1993); Um estudo sobre as
correntes pedagógico-musicais brasileiras (1993); Jacob do Bandolim (1997, 2018); Villa-Lobos,
Sôdade do Cordão (2000); Pedagogia
musical brasileira no século XX – metodologias e tendências (2000, 2013); O modalismo na música brasileira (2002);
Villa-Lobos e a música popular
brasileira: uma visão sem preconceito (1ª edição 2004); Edino Krieger – crítico, produtor musical,
compositor (2010, 2 v.); além de diversos artigos e ensaios.
Título: Villa-Lobos e a música popular brasileira:
uma visão sem preconceito
Autor: Ermelinda A. Paz
ISBN: 978-85-68951-21-7
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 208
Peso: 350 g
Acabamento: brochura, costurado
Área:
música
Edição: 2ª –
2019
Preço capa: R$ 62,00
Trabalho
laureado em 1987, no Concurso de Monografia Villa-Lobos
e a Música Popular Brasileira, promovido pelo Museu Villa-Lobos, em
comemoração do centenário de nascimento do compositor.
Segunda edição
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